sábado, 7 de fevereiro de 2015

Decisão sobre estudar em LA + Processo do application


Eu decidi fazer faculdade nos EUA no começo do ano passado. Vi a faculdade (que seria em uma outra cidade da California), fiz o TOEFL*, comecei o application e estava tudo em ordem, até eu descobrir que eu não poderia fazer faculdade mais aqui, pelo menos não naquela época por motivos familiares. Então como eu já estava fazendo cursinho em São Paulo (onde eu morava), eu continuei focada para entrar numa universidade no Brasil mesmo.
Em agosto, mais ou menos, teve uma feira gratuita de faculdade dos EUA em SP, e eu curiosa, fui com a minha mãe só pra ver sobre as faculdades que eu gostava e eu devo ter passado mais de duas horas só conversando com os representantes das faculdades e toda minha vontade de voltar pra terrinha do tio Sam voltou. Naquele mesmo dia, eu falei com meus pais que eu realmente queria aquilo, e já comecei a ver pra onde eu iria.
Los Angeles não foi minha primeira opção. Motivos de: Achava que era muito caro (ainda acho) e parecia algo bem distante do que eu realmente poderia fazer... Até reparar que eu estava numa situação bem diferente do que do meu intercâmbio. Dessa vez, eu podia escolher pra onde eu iria, onde moraria. Não tinha motivos para não tentar na cidade que eu sempre sonhei em morar.
Comecei a procurar Community College* em LA, olhei várias até finalmente achar a que eu mais me identifiquei, a Los Angeles Valley College. Como o nome diz, fica nos Valleys, que é uma área mais longe do centro da cidade, onde não tem tanta loucura e ao meu ver, mais sossegado. Sem contar que fica extremamente perto de Hollywood e Santa Monica, então já me ganhou aí. 
Precisei imprimir todo o application, preencher à mão e mandar tudo por correio. E sim, isso é um saco. Eu fiz tudo o mais rápido possível, porém precisava de extrato bancário e minhas notas do Ensino Médio traduzidas (eu não posso traduzi-las porque precisa de uma tradutora juramentada), ou seja, nem tudo dependeu só de mim. Mas em umas duas semanas, eu consegui tudo e mandei para a faculdade. Como é por correio, demorou uns 3 pra 4 dias úteis pra chegar. Eles me responderam falando que faltava um endereço meu nos EUA e tinha um erro na documentação bancária. Fiquei desesperada? Mais do que devia. Eu morava em SP, não tinha como eu ter um endereço nos EUA! Ai eu coloquei o da minha host mom do intercâmbio. Em outras palavras: Se eu não tivesse ela, eu estaria muito ferrada. Ai fui no banco, peguei todos os papéis de novo e até o que eles não pediram só pra ter certeza que daria certo dessa vez porque eu estava muito em cima da hora, se eles me respondessem de novo que faltava algo, eu perderia o semestre porque eles só aceitavam applications pra Primavera 2015 até certo dia. Mas correu tudo bem, e eu vi o email de aceitação num domingo, e na mesma semana, recebi no correio (a faculdade mandou pra minha host mom que mandou pra mim) minha carta de boas vindas e meu I-20!

* Vou explicar tudo sobre o TOEFL num outro post
*Vai ter uma postagem especial sobre a diferença entre Community College e University, vou explicar tudo da melhor forma possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário