quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

TOEFL


A maioria das pessoas sabem o que é o TOEFL, mas poucos sabem como essa maldita prova é e pra que ela serve. É o seguinte: É a prova que qualquer universidade (pelo menos nos Estados Unidos) requere para que você entre. Independente se você está no Brasil ou nos EUA, você só escapa dela caso você seja cidadão americano. Cada faculdade pede uma nota mínima, então obviamente que as melhores universidades (Harvard, Yale, Brown, etc) são as que pedem notas mais altas.
A inscrição pro TOEFL pode ser feita na internet por esse site. Tem várias datas em diversos lugares no Brasil, e tudo que você paga é $215. O que eu acho um pouco caro, por isso é bom estudar antes pra que não seja preciso fazer novamente. E sim, pode fazer quantas vezes quiser.
 A prova é dividida em quatro etapas: Listening, Speaking, Writing and Reading Comprehension. Você tem um certo tanto de horas pra acabar a prova inteira, ou seja, tem que dividir o tempo certo para que não demore muito numa parte e ficar sem tempo na outra. A prova não é muito complicada, só é exaustiva e tem um vocabulário difícil. Vou explicar brevemente cada etapa:

1) Reading Comprehension: São textos (uns pequenos, outros grandes) e umas cinco perguntas sobre o texto inteiro ou uma parte específica. Você pode voltar no texto quantas vezes for necessário, e essa é a parte demorada porque são textos complexos. Eu me perdia várias vezes por causa da pressa e do nervosismo, e isso só piorava porque aí sim que eu precisava ler a mesma coisa umas quatro vezes pra finalmente entender algo.

2) Listening: Essa parte é dividida. Por exemplo, pra mim, eu tive que primeiro escutar uma aula de literatura sobre filmes de faroeste. Só é possível escutar uma vez, e então será dado tantos minutos pra responder (depende de quantas perguntas terão sobre o audio) e você também pode ficar com um papel e lápis pra fazer anotações sobre o que você ouviu. Mas claro que qualquer pessoa em sã consciência não consegue anotar tudo. Eu pelo menos desisti depois do terceiro audio. E nem todas foram aulas, teve palestra sobre antropologia, uma aula de biologia falando sobre três vegetais que foram extintos por várias razões climáticas e etc. O mais complicado dessa etapa é que eu esqueço das coisas incrivelmente rápido, principalmente porque eu estava surtando de nervosa. Então o aconselhável a fazer é pensar que está ouvindo seu seriado ou filme favorito porque aí acaba ficando mais atenta. Funcionou pra mim.

3) Speaking: Essa é a parte que pega. E pra propositalmente ferrar todo mundo, é o que mais vale nota. Pra mim, primeiro apareceu uma pergunta me dando 4 profissões. Bombeiro, professor, médico ou policial. E dentre esses quatro, qual eu achava mais importante e por quê. Então apareceu uma caixinha dizendo que eu tinha 15 segundos para falar minha resposta. (Você fica com headphones que tem instalado um microfone). Nesses 15 segundos, tudo o que eu conseguia pensar era que eu estava muito, mas muito ferrada. Quando acaba o tempo, você terá 20 segundos para dar sua resposta. Eu também tive que fazer resumos de coisas que eu ouvi. Alguma aula, ou conversa, ou duas pessoas falando sobre uma aula, e por aí vai. O tempo varia, tanto de espera quanto da resposta, mas continua sendo a pior parte do exame.

4) Writing: Ao meu ver, é a etapa mais fácil do TOEFL. Primeiro, eu precisei fazer uma redação sobre se a escola tinha que cooperar com os pais sobre a alimentação da criança pra luta contra a obesidade ou não. Um tema fácil. Depois, tinha um longo (e digo, muito longo) sobre três formas que possivelmente um espécie de peixe foi extinto. Eu tinha que resumir cada um e depois dar minha opinião. Moleza também.

E ah, quando você acaba uma etapa e passa pra outra, você nāo pode voltar pra anterior. Responda tudo, tente revisar se dar tempo antes de partir pra próxima. E também quero deixar avisado que os exemplos que eu dei foram sobre a minha prova, e nem por isso serão iguais das outras pessoas. Espero ter ajudado com tudo o que uma pessoa precisa saber antes de fazer o TOEFL, e também no site que eu coloquei no começo do post, tem material que pode ser comprado pra que ajude a estudar para a prova. Se tiver qualquer dúvida, só comentar em qualquer um dos posts do blog ou então me mandar um email que eu respondo sem problemas!

Email: serralheirorenata@gmail.com
Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário